Blog da Cia. Zero Zero de Teatro

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tempos atrás coloquei a entrevista de Hugo Neto na integra aqui no nosso blog, como ficou longo demais, percebi que as pessoas não estavam lendo tudo. Aprendi uma lição sobre escrever blog neste dia, post muito longo não rola! Agora percebo outro... de tempos em tempos é bom recapitular.
Bom continuando com a saga da entrevista, Vinícius agora vai falar sobre seu personagem Raito.
Espero que vocês gostem.

Hugo Neto – Vinícius, a peça trabalha bastante com choques de ritmos e com a superposição de planos. Raito é o personagem que mais transita ente a ação absoluta e a introspecção absoluta. Quais foram as dificuldades para compor uma personagem que salta tão abruptamente de um estado para outro?

Vinícius Carvalho – Para mim, a dificuldade maior foi construir o que você chama de introspecção absoluta. No mangá ou no animê, Raito tem muitos momentos de reflexão que são expressados através de quadradinhos escritos, no caso do Mangá, ou áudio, no caso do animê, e minha dificuldade foi justamente entender como transpor essas reflexões para a cena, transformando-as em ação física, mantendo a idéia de reflexão, porém sem parecer explicativo ou baixar o volume de voz ao ponto de o público não ouvir o que foi dito. A solução que encontrei foi, ao invés de falar, fazer. Se você reparou, o Raito interpretado por mim, é muito mais ativo fisicamente em comparação ao do Mangá. Isso não significa que seja melhor ou pior, mas sim que são linguagens distintas, com necessidades diferentes e o que funciona muito bem em uma linguagem pode não ser tão eficaz na outra. Outra maneira que encontrei foi tomar o Shinigami Ryuk como meu confidente. Algumas reflexões, ao invés de dizê-las pra mim, eu dizia para o Ryuk, ou, numa terceira saída, foi dizer minhas reflexões para o próprio público, como se ele fosse meu confidente. Assim, creio que a idéia de reflexão era passada e, ao mesmo tempo, as relações entre Raito e o Shinigami e Raito e o público ficavam mais próximas.

No próximo capítulo Bruno vai falar sobre o Shinigami e a atração dos jovens pelo " morbido"!
Não percam!

4 comentários:

  1. Vai sair um DVD da peça? Alguém filmou? Iria ser muito legal assistir denovo sabendo disso (igual aqueles caras que vão ver o Senhor dos Anéis só pra ver a fumacinha do carro passando no fundo...).

    ResponderExcluir
  2. Miguel: Gostaria de receber material do espetáculo. Teremos um projeto de animação, mangá e HQ na Unidade, quem sabe conseguimos programar tb o espetáculo?Por favor, mandem release, fotos, necessidades técnicas para o e-mail cynthia@sjcampos.sescsp.org.br
    Grata

    ResponderExcluir
  3. Tem alguma chance de vocês virem pra Osasco??

    ResponderExcluir
  4. Lúdia,
    chance sempre tem!
    e oportunidade a gente cria!
    beijos

    ResponderExcluir