Blog da Cia. Zero Zero de Teatro

sábado, 22 de agosto de 2009

Perdemos pro Batman

Oi galera!
Começo esse post um pouco envergonhado pelo post anterior. Afinal os premiados do HQMix já haviam sido selecionados e nós não sabíamos. Tudo bem!
Como já tinha dito esse é um grande prêmio e nossas chances reais eram mínimas.
Não estou querendo ser falso modesto dizendo isso. Acredito na nossa peça e acho que o trabalho de adaptação é muito difícil e delicado, especialmente se tratando de quadrinhos. E acho que nós demos conta do trabalho e me orgulho muito disso.
As chances foram poucas, pois são mais de 2000 profissionais da área que votam e pelo que sei somente dois deles assistiram nossa peça, se outros assistiram não sei. Mas isso é da natureza do teatro. Muitas pessoas se envolvem para um dia de apresentação acontecer (a Cia. de teatro e o público), não é como o cinema que exibe seu filme em muitas salas simultaneamente no mundo todo, enquanto o teatro acontece no encontro de todas essas pessoas e por isso cada dia é único e especial.
De resto a premiação foi muito legal, adorei ver a força dos quadrinhos ganharem espaço a cada ano e um parâmetro de qualidade muito consistente se firmar entre os profissionais de HQ.
O HQMIx tem esse mérito, e todos que trabalham para sua realização estão de parabéns.
Parabéns também ao Serginho Groisman e sua banda (acreditem, elas até tocaram musicas inteiras)!
E é claro à Dra. Sônia Luyten, que além de presidente do HQMix, estava aniversariando ontem.
Agora um video dos bastidores da premiação, com Serginho Groisman vestindo um casaco de marshmallows, Ronaldo Esper com um cetro dourado e sem vasos e o pai da Mônica, Mauricio de Souza.
video
E viva o Coringa!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HQMix é hoje!

Oi pessoal!
Agora a noite vai acontecer a entrega do prêmio HQMix!
Já estou pronto e daqui a pouco saio para curtir esse evento dos quadrinhos.
Estou muito pé no chão quanto as chances de nós levarmos esse prêmio, afinal dêem uma olhada nos indicados:

ADAPTAÇÃO PARA OUTRO VEÍCULO
1 Aline (tevê)
2 Batman – O Cavaleiro das Trevas (cinema)
3 O Caderno da Morte - Death Note (teatro)
4 A Noite dos Palhaços Mudos (teatro)
5 Homem de Ferro (cinema)
6 Persépolis (cinema)
7 Hellboy II - O Exército Dourado (cinema)

Mas vai ser legal ver essa galera e ver o Serginho Groisman apresentar.
Não custa ficar na torcida, particularmente gostaria que o prêmio fosse para o teatro, então estou torcendo para "A Noite dos Palhaços Mudos" também.
Abraços e figuinhas!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vida longa ao FESTCAMP

Nossa viagem começou na quinta-feira, partindo do terminal Barra Funda em São Paulo, indo até ao aeroporto de Viracopos em Campinas. Lá embarcamos no Vôo AD 4030, com o primeiro destino da turnê “Death Hills”. Chegamos em CAMPO grande umas dez e meia da noite.

(Medo da gripe)
Para não perder o costume, a montagem foi corrida. Às 8 horas da manhã saímos do hotel e fomos buscar o cenário.
Da transportadora para a Kombi, da Kombi para o teatro, e começamos a montagem.
Levanta os tecidos, desce as varas de luz, ONDE VAI FICAR O PROJETOR? TVs, mesas, cadeiras, doces, arrumar camarim, TÁ FALTANDO ALGUMA COISA? Levanta a vara de luz, afinação, som...tudo terminado às 17 horas.

CADÊ O ILUMINADOR? (Eduardo Albergaria, ator, diretor, iluminador, magrelo e oficineiro) Concebeu nossa luz, mas nunca tinha operado. Chegou por volta das 17:30, depois de dar uma oficina em outro teatro.
Vamos começar o passadão para a luz e para a música. Afinal nosso musico Greg (que manda a trilha ao vivo), também não pode vir e nossa produtora Tais vai mais uma vez salvar nossa pele com os CDs.

Ainda não! ESPERA! O Eduardo precisa programar a mesa, vai levar mais uns 40 minutos... não vai dar tempo, a apresentação é as 20 horas, Brunão precisa de uma hora pra se arrumar de shinigami.... Vamos fazendo, vai saindo pra se arrumar quem precisar, quem puder ficar vai passando as movimentações de cena com a técnica. TÁ CHEGANDO A VOZ AI? TÁ? Ok não precisamos gritar!
Vinte pra oito terminamos...quem não está pronto corre, vem pro merda que já vai abrir... Abriu.
Teatro Glauci Rocha, capacidade para 812 lugares, 2m de proscênio mais 2m de chão separando nós do público que invade. Para o ator a sensação é de um canyon separando algo que é tão bom quando é pertinho.
1 hora e meia depois acabou a apresentação, fomos para o debate.
Resumidamente fomos parabenizados pelo pioneirismo de juntar teatro com mangá, de conquistar um público jovem e trazê-lo para o teatro. O aparato tecnológico (vídeo, luz e música) teve quem gostou e teve que achou que ele ficou maior que os atores. E todos concordaram que estávamos falando muito baixo, um sujeito do público disse que não ia nos desculpar por isso. E nisso ele teve Razão.
Ele falou mais um monte de coisas que eu não guardei, mas não vou me esquecer da generosidade da Débora Finocchiaro e do Sidnei Cruz, eu os guardo pois mais que debatedores, eles conduziram a conversa afim de incentivar quem faz teatro a pensar sobre o oficio e o que é inerente a ele. As críticas foram super construtivas e estão nos ajudando a repensar nosso trabalho.
E toda correria que tivemos nesse dia de montagem e nos outros dias agradáveis que se seguiram até o fim do FESTCAMP, só pôde ter dado certo por todos os organizadores, produtores e anjos. Eles foram demais, cuidaram muito bem nós com muita atenção e amizade. A Cia. Zero Zero foi embora de CAMPO Grande grata por ter feito parte do festival e estamos desejando vida longa ao FESTCAMP.

(De volta para casa)

Agora com vocês um vídeo imperdível, o pânico do Vini no avião.

video

Eu queria muito dizer que foi tudo verdade, mas como amigo do Vini tenho que aliviar a barra dele e dizer que foi brincadeira nossa...ou não... vocês decidem!

domingo, 16 de agosto de 2009

FESTCAMP


Oi pessoal!
Estamos em Campo Grande, Mato Grosso DO SUUUUUUUUUL!
Tá um calor animal aqui e o pessoal do festival é igualmente caloroso, além atêncioso e prestativo.
Estou no hotel agora, e vi as mensagens das pessoas que nos assistiram na sexta feira, então esse post é para agradecer.
Agradecer o pessoal que nos assistiu, a organização do FESTCAMP, aos debatedores Débora Finocchiaro e Sidnei Cruz (pelas críticas e pela troca rica que tivemos aqui),aos novos amigos e a galera de Campo Grande.
Nos próximos posts vou falar mais detalhadamente sobre a apresentação, um balanço sobre o festival e é claro os bastidores da viagem, (o pânico do Vinicius no avião!)
até mais.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ensaios

Nessas últimas semanas voltamos a ensaiar para a turnê dos “CAMPOS”.
No ensaio de hoje tirei umas fotos e fiz uns vídeos para colocar aqui.
Me perguntei se seria interessante e respondi pra mim mesmo que sim, então está aqui:
video
Se bem que nos melhores acontecimentos nunca estamos filmando... nos erros hilários e nas improvisações improváveis; como o Raito voar subitamente em cima do L, do Soichiro virar cabeleireiro e do Sarney ser morto por Kira!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CAMPOS da Morte


Oi pessoal.
O Caderno da Morte está se preparando para fazer a turnê "CAMPOS da morte", até agora estamos confirmados para apresentar em CAMPO Grande, CAMPO Limpo e São José dos CAMPOS! Estamos em clima "Run to the Hills", seguindo os agudos de Bruce Dickinson. Quais serão as próximas cidades? Campo dos Goytacazes? Campos Gerais? Campos do Jordão? Campinas? Campina Grande?
Abaixo as datas e os lugares das apresentações:
CAMPO Grande dia 14 de agosto ás 20:30 no Teatro Glauce Rocha.
CAMPO Limpo dia 2 de setembro no CEU de Campo Limpo.
São José dos CAMPOS dia 5 de setembro ás 18h no Teatro Municipal de São José dos Campos

um abraço a todos e espero vê-los nos CAMPOS!